A pesquisa foi realizada com 32 crianças de 5 a 6 anos, com o objetivo de compreender os usos sociais que as crianças fazem das mídias em casa e na vida. Perceber como os educadores entendem e utilizam as tecnologias midiática no espaço escolar. Identificando os conceitos, as definições, ações construtivas e a conscientização do uso da cultura midiática na prática pedagógica.
domingo, 16 de novembro de 2008
CONVITE DE DEFESA DE MESTRADO
O presente trabalho teve como objetivo investigar os usos sociais que as crianças fazem das mídias em suas vidas, refletindo e avaliando elementos culturais advindos principalmente das mídias eletrônicas presentes no universo do cotidiano infantil.
Para embasamento teórico, se fez necessário trazer para discussão teóricos que pesquisam e avaliam as concepções das representações e entendimento da definição de infância e de criança no mundo contemporâneo. Apresento um formato de escrita que busca novas abordagens no campo da pesquisa com crianças, acreditando que elas podem
ser compreendidas enquanto atores sociais, capazes de produção simbólica e produção de culturas na sua própria infância através de definições pertencentes ao seu universo e cotidiano em que vivem.
Apresento, também, uma metodologia de pesquisa-ação com 32 crianças utilizando como dados produções gráficas e relatos orais, que podem ser entendido como documentos de análise para validação das tessituras presentes nesta escrita. Várias são as informações relatadas pelas crianças através de gestos, movimentos corporais,
concebidos como os dados relevantes na pesquisa de campo que indicam uma apropriação pelas crianças e os significados atribuídos por elas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário