quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Trabalho Aprovado - Seminário de Pesquisa e Extensão - Ituiutaba

Profª Mª Esperança de Paula

Profª Drª Rita Ribes Pereira

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a escola tem sustentado uma relação nada simples com os meios de comunicação. Entre o amor e o espanto, este vínculo tem se movido mais perto da desconfiança, da acusação e da condenação do que da aceitação e reconhecimento.

As mídias desempenham um papel central na vida das crianças. Primeira atividade de ócio e principal fonte de informação, os meios de comunicação afetam a maneira como as crianças percebem a realidade e interagem com o mundo.

DESENVOLVIMENTO

A proposta do projeto além de subsidiar dados à pesquisa, tem como função estabelecer o movimento nas relações entre pesquisador e a construção do seu objeto, pois todo objeto de pesquisa é um objeto construído e não imediatamente dado.

Criando estratégias e mecanismos através do uso das mídias de comunicação, possibilitando a descoberta deste objeto nos espaços construídos pela pesquisa, ampliando a visão do pesquisador nos procedimentos e o instrumental de coleta e análise dos dados, adotando os recursos utilizados para maximizar a confiabilidade dos resultados.

METODOLOGIA

O trabalho de campo começou em março de 2007, com uma turma de 19 crianças de 5 a 6 anos, sendo oito meninas e onze meninos. Amparada por recursos metodológicos como: gravações, notas de campo, entrevistas, e principalmente o desenho infantil como forma de interlocução e investigação com vistas a problematizar aspectos culturais e ideológicos das relações das crianças com as mídias. Com objetivo de descobrir o uso social que as crianças fazem da mídia na vida.

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