quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A RADIONOVELA VAI À ESCOLA

Profº Josemir Almeida Barros

Profª Mª Esperança de Paula

Profª Drª Rita Ribes Pereira

DESENVOLVIMENTO

Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar e analisar as diversas formas de utilização das linguagens midiáticas no contexto escolar, além de subsidiar a pesquisa já em desenvolvimento do “Grupo de pesquisa: Infância, mídia e educação” (GPIME) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DESENVOLVIMENTO

Acreditando que o espaço escolar vai muito além de conceber o ensino da escrita e leitura (formas tradicionais), apresentamos o projeto de pesquisa intervenção - A radionovela vai à escola – também com o objetivo de investigar, estudar e analisar as relações que as crianças estabelecem com estas mídias e os seus significados no contexto escolar na contemporaneidade.

Com o auxílio de diversas tecnologias a pesquisa intervenção - A radionovela vai à escola - é realizada com os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Belo Horizonte.

METODOLOGIA

Com objetivo de abstrair dados e informações para subsidiar outras pesquisas, além de nossos estudos sobre os médias, A radionovela vai à escola, também contribui para a captação de dados referentes às dissertações de mestrado. Assim estamos desenvolvendo uma pesquisa participante para melhor compreensão dos objetivos propostos. Utilizamos os desenhos produzidos pelas crianças, suas falas, seus gestos, entre outros.

O campo de pesquisa é uma sala de aula da rede particular de Belo Horizonte, com 19 crianças.

Nenhum comentário: